O novo calendário do Sistema de Incentivos do Portugal 2020 já abriu

O novo calendário do Sistema de Incentivos do Portugal 2020 já abriu

O novo calendário do Sistema de Incentivos do Portugal 2020 já abriu

O Portugal 2020, tal como o nome sugere, é um acordo de parceria realizado entre Portugal e a Comissão Europeia e que assenta sobre a concessão de financiamento às empresas tendo como objetivo último o desenvolvimento económico-social e territorial do nosso país entre 2014 e 2020.

Este acordo está organizado em quatro domínios temáticos: Capital Humano, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Inclusão Social e Emprego e Competitividade e Internacionalização – é neste último domínio que se enquadram os Sistemas de Incentivo que iremos descrever neste artigo.

A linha de apoio “Qualificação das PME” tem como objetivo reforçar as capacidades de organização e gestão das PME (Pequenas e Médias Empresas) de forma a promover a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global.

Já a “Internacionalização das PME” tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando fatores imateriais da competitividade, permitindo assim potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

A candidatura a ambas as linhas estão abertas e terminam a 30 de junho de 2017, o incentivo assume a forma de incentivo não reembolsável e a taxa de financiamento das despesas elegíveis é de 45%. Tratam-se de linhas destinadas a PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

A linha de apoio “Empreendedorismo Qualificado e Criativo” tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para a promoção do espírito empresarial, facilitando o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas. Trata-se de uma linha destinada a PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, criadas há menos de 2 anos. A candidatura a esta linha está aberta até 10 de julho de 2017, o incentivo assume a forma de incentivo reembolsável a uma taxa de juro de 0% e a taxa de financiamento base das despesas elegíveis de 30%, à qual podem ser acrescidas majorações atá ao limite máximo de 75%.

O Sistema de Incentivo “Inovação Produtiva” tem como objetivo promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos, ou significativamente melhorados, bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões. Trata-se de uma linha destinada a PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica. A candidatura a esta linha está aberta até 02 de junho de 2017, o incentivo assume a forma de incentivo reembolsável a uma taxa de juro de 0% e a taxa de financiamento base das despesas elegíveis de 30%, à qual podem ser acrescidas majorações.

Para obter informação mais detalhada sobre qualquer uma das linhas e saber exatamente quais são as despesas elegíveis inerentes a cada uma delas, não hesite em descarregar o nosso e-book, elaborado especialmente para si!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário através do sistema de comentários implementado no nosso blog ou entre diretamente em contacto connosco.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais

Comentários (0)

  • userICONSULTING
    Este artigo ainda não tem comentários.

    Adicione já o seu

Escreva o seu comentário ...