A importância da Consultoria de Gestão

A importância da Consultoria de Gestão

A importância da Consultoria de Gestão

A importância da consultoria de gestão, tem-se revelado cada vez mais intensificada no ambiente empresarial, isto porque permite que a sua empresa seja apoiada com as melhores decisões possíveis. Através de consultores especializados com vasta experiência e conhecimento diversificado de negócios, faz-se um levantamento das necessidades que a empresa apresenta, propondo sugestões de melhoria e apoio na tomada de decisão.

A consultoria de gestão permite a identificação de problemas quotidianos, uma vez que consultores de gestão externos têm uma perceção mais abrangente do negócio e não estão diariamente envolvidos na atividade da empresa. Assim, podem contribuir ativamente para a melhoria dos sistemas e apoiarem a tomada de decisão de forma mais sustentada, através da informação que recolhem durante o exercício da atividade de consultoria.

As empresas deparam-se diariamente com desafios difíceis de contornar, e é nestes casos que se deve recorrer a consultores de gestão. Alguns exemplos de desafios que são colocados são quando empresários pretendem saber se devem ou não comprar uma determinada componente, investir ou desinvestir numa determinada linha de negócio, como realizar e qual a melhor estratégia de marketing para a empresa ou mesmo como tornar a empresa mais responsiva às oscilações do mercado.

Outra das vantagens da consultoria de gestão, é a possibilidade de um consultor trazer uma nova vida à empresa. Muitos consultores são considerados idea starters e inovadores, expondo a empresa à redefinição ou à reinvenção dos seus processos, sistemas e formas de atuação. Os consultores de gestão externos têm, por norma, um vasto conhecimento de contactos que poderão ter utilidade para a sua empresa, tanto na ótica de novos segmentos de clientes como novos fornecedores e parceiros.

Por vezes, os proprietários de empresas apercebem-se que podem economizar milhares de euros por mês contratando consultores apenas quando necessário em vez de contratar funcionários a tempo inteiro. Isto revela ser um grande benefício, dado que os custos incorridos na contratação, manutenção do posto de trabalho e todos os encargos sociais a que as empresas estão sujeitas, são bastante elevados.

Genericamente, as tarefas de consultoria de gestão apresentam fases cruciais sendo a primeira a recolha de informação proveniente do cliente, a segunda fase é feita a análise e diagnóstico, a terceira passa pela proposta de soluções, onde são discutidas possíveis resoluções e por fim, fazer as recomendações para a implementação das soluções encontradas.

 

De forma a entender melhor os benefícios da consultoria de gestão e obter informação mais detalhada sobre a mesma, não hesite em descarregar o nosso e-book, elaborado especialmente para si!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário através do sistema de comentários implementado no nosso blog ou entre diretamente em contacto connosco, através dos canais disponíveis.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais

Comentários (0)

  • userICONSULTING
    Este artigo ainda não tem comentários.

    Adicione já o seu

Escreva o seu comentário ...