Como expandir o meu negócio?

Como expandir o meu negócio?

Como expandir o meu negócio?

A expansão do negócio deve ser algo pensado desde o início, esperando-se que esteja na mente do empreendedor desde cedo. Contudo, é necessário avaliar a condição da empresa a vários níveis para compreender se esta está preparada para expandir, e definir quais os principais passos a seguir.

Para entender se a sua empresa está no momento certo para dar este passo deve ter em consideração fatores como a motivação da equipa de trabalho, uma vez que o crescimento irá exigir mais dos colaboradores, devido a novos desafios que irão surgir. A equipa deve estar motivada e unida de forma a não deixar que a qualidade dos produtos ou serviços prestados diminua. A fidelização dos clientes é também um importante sinal de que a empresa pode expandir, uma vez que demonstra que os produtos da empresa são de qualidade e recomendados, fazendo sentido disponibiliza-los em outros mercados. Também o crescimento do setor de atividade correspondente á sua empresa é fundamental para perceber se este tipo de atividade tem potencial de crescimento. A expansão pode ainda ter por base a necessidade de novos produtos. Em localizações diferentes, pode ser necessária a criação de um novo serviço complementar para a venda de novos produtos, como assistência ao cliente ou apoio técnico. Pode ainda surgir a necessidade de um novo produto para venda, aumentando assim a gama de produtos. Considera-se também fundamental analisar o lucro da empresa e verificar que esta teve resultados positivos pelo menos nos últimos 3 anos, bem como a saúde financeira da empresa.

Verificadas as condições da empresa para expansão, é importante analisar os principais problemas que poderá encontrar e perceber se terá capacidade de responder aos mesmos. São exemplo destes problemas o ritmo de crescimento que será acelerado, tendo em conta que o aumento das vendas vai exigir também aumento dos recursos da empresa. Irão surgir também problemas relacionados com   a gestão estratégica e com o planeamento e controlo financeiro, que devem ser definidos cuidadosamente antes de iniciar este processo.

No momento em que a empresa está pronta para o crescimento, resta escolher qual a melhor forma para o fazer. O método mais acessível será através da criação de uma loja online que, através de uma boa estratégia de marketing digital, poderá chegar a qualquer mercado que pretenda definir. A forma mais lucrativa será a abertura de uma filial, em que a empresa terá o total controlo da nova unidade, mas também todo o trabalho que advém deste crescimento. Fusão e aquisição é a forma mais rápida de aumentar a quota de mercado e diminuir a concorrência ao mesmo tempo, tendo como inconveniente a adaptação da cultura empresarial à nova empresa. As licenças são um método de aumento das vendas mais acessível, uma vez que permitem que outras entidades comercializem os seus produtos, evitando que crie os seus próprios pontos de venda. A criação de redes de franchising corresponde a um crescimento com custos partilhados, uma vez que irá partilhar com outros empreendedores a sua ideia de negócio. Esta forma faz com que estes criem pontos de venda que contribuem para o aumento do poder da marca, ao nível da notoriedade e da capacidade de negociação.

A expansão da empresa é um passo fundamental para o sucesso da mesma, porém importa que seja cuidadosamente planeada, definindo a melhor estratégia e a forma de o fazer que mais se adapta á suas características. 

 

Para saber mais acerca de como expandir o seu negócio, descarregue gratuitamente o seguinte eBook que foi elaborado a pensar em si!

 

Partilha este artigo nas tuas redes sociais

Comentários (0)

  • userICONSULTING
    Este artigo ainda não tem comentários.

    Adicione já o seu

Escreva o seu comentário ...