Como evitar os erros mais comuns na gestão da sua empresa

Como evitar os erros mais comuns na gestão da sua empresa

Como evitar os erros mais comuns na gestão da sua empresa

A gestão de uma empresa nunca é tarefa fácil e cada empreendedor tem a sua noção própria daquele que será o melhor caminho a seguir. No entanto, isso não significa que esse caminho seja realmente o mais viável ou que não possa ser alterado ao longo do percurso.

            

Implementar/melhorar o planeamento do negócio e a preparação dos empreendedores

             Alguma vez fez as malas, partiu de férias e só depois reparou que se esqueceu de algum artigo importante? Isso aconteceu porque, provavelmente, não planeou todos os pormenores das suas férias ou porque o planeamento não foi feito da melhor forma. No mundo da gestão acontece a mesma coisa. Muitos empreendedores pecam por não planear, ou planear de forma deficitária, os seus negócios, colocando muitas vezes a viabilidade dos mesmos em risco. Estas situações devem-se, frequentemente, à falta de experiência e de preparação dos empreendedores na área da gestão, o que leva a que estes não saibam como planear o seu negócio de forma viável. Atualmente existem várias soluções que passam, por exemplo, por frequentar formações de curta duração, algumas delas gratuitas, sobre diferentes temáticas ligadas ao mundo dos negócios. Em alternativa pode assistir a diversos tutoriais ou webinars disponíveis online, elaborados numa linguagem acessível de forma a ajudar novos empreendedores.

            

Melhorar a gestão da tesouraria

             Provavelmente já ouviu alguém próximo de si queixar-se de que ainda o mês vai a meio e o dinheiro do salário já desapareceu. Pois é, este erro tão comum deve-se, tal e qual como nas empresas, a um desequilíbrio entre pagamentos e recebimentos. Torna-se, assim, necessária a implementação de um conjunto de boas práticas de forma a melhorar a gestão da tesouraria. Coisas tão simples como conhecer e avaliar a estrutura de custos fixos e variáveis da empresa podem fazer toda a diferença. Um correto apuramento dos custos reais de produção ou desenvolvimento também é extremamente importante para uma boa gestão das finanças da empresa. Pode acontecer que, depois de avaliar e analisar a gestão financeira da empresa, o empreendedor chegue à conclusão de que será necessária uma reestruturação financeira de forma a manter a viabilidade da empresa.

 

Acompanhar a evolução do mercado

             Num mundo em constante mudança é essencial que as empresas acompanhem a evolução do mercado de forma a se manterem competitivas. Para isso é necessário implementar melhorias e inovações num ou a vários níveis da organização. A nível dos produtos e/ou serviços pode apostar na Investigação & Desenvolvimento, de forma a apresentar soluções inovadoras ou até mesmo criar novas necessidades no mercado. Outra possibilidade passa por modernizar os meios de distribuição e comunicação da empresa através, por exemplo, da implementação de novas estratégias de marketing digital ou pela criação de um site que possibilite vendas online. As oportunidades de crescimento são muitas e o importante é que a empresa não as desperdice.

 

             Contudo, é importante realçar que cada empresa é única, tendo necessidades específicas que requerem soluções adequadas e personalizadas. Os serviços de consultoria de gestão, junto de profissionais qualificados e experientes, podem ser uma ajuda valiosa para o sucesso da sua empresa.

 

             Neste artigo apresentamos apenas algumas sugestões de medidas que poderá implementar no seu negócio. Para conhecer melhor estas e outras dicas descarregue o nosso e-book, elaborado especialmente para si!

 

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário através do sistema de comentários implementado no nosso blog ou entre diretamente em contacto connosco. 

Partilha este artigo nas tuas redes sociais

Comentários (0)

  • userICONSULTING
    Este artigo ainda não tem comentários.

    Adicione já o seu

Escreva o seu comentário ...