× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Agência Digital

Sabe quais são os recursos de uma loja online? Descubra!

Por Postado a

Sabe quais são os recursos de uma loja online? Descubra!

 

Apesar de todos os sites e lojas online serem diferentes, com as suas próprias particularidades, há recursos que são transversais a todos, uma vez que só assim poderá haver competitividade. Por isso, reunimos os recursos que você precisa de ter no seu E-commerce a fim de que o mesmo prospere.

1- Fácil de usar

Qualquer loja online deve ser fácil de usar, com um design simples e apelativo. Aqui, o objetivo é que os clientes e potenciais clientes consigam encontrar e comprar o que querem de forma fácil e rápida. Por isso, a existência de categorias, filtros, menu de pesquisa e FAQs (Frequently Asked Questions) são essenciais em qualquer loja virtual. E não se esqueça que a Homepage deve estar sempre atualizada.


2- Tem que ser mobile friendly

Como já lhe mostrámos, os dispositivos móveis são cada vez mais um meio utilizado por toda a gente para aceder à internet e, claro, fazer compras. Por isso, ter um site responsivo e adaptado ao mobile é crucial nos dias que correm.


3- Imagens de qualidade

Outro recurso muito importante de que já lhe falámos noutro artigo é, claro, imagens com qualidade e elevada resolução. Quanto mais bonitas, apelativas e detalhadas forem as fotos dos seus artigos maiores as probabilidades de clientes e potenciais clientes os comprarem.


4- Ofertas especiais

Ter uma categoria com ofertas especiais é um recurso importante para aliciar novos clientes e manter o interesse dos antigos. Toda a gente gosta de uma promoção, por isso aposte nesta ferramenta para ter um bom fluxo de vendas.


 5- Wishlists

Criar uma lista de desejos no próprio site e-commerce para artigos que se quer ter mas que, por qualquer motivo, naquele momento não se pode comprar é também essencial. É que, o mais provável é a pessoa vir a comprar os artigos que colocou na Wishlist. Se não tiver hipótese de criar nenhuma o que vai acontecer é esquecer-se dos produtos.


6- Artigos relacionados

Por exemplo, se o seu cliente andou a ver vestidos amarelos, sugerir-lhe nos artigos relacionados mais vestidos nessa cor aumenta as hipóteses de que ele encontre algum que goste e compre. Assim, consegue compreender a utilidade deste recurso, certo?


7- FAQ (Frequently Asked Questions)

Ter uma página de dúvidas mais frequentes respondidas é também um recurso muito importante para que os seus clientes e potenciais clientes encontrem, de imediato, respostas às suas perguntas. Lembre-se que ninguém quer perder muito tempo a comprar online.


8- Termos e condições

Também bastante importante é haver no site uma página de termos e condições, onde seja claro, por exemplo, que “utilizamos cookies”. A transparência e a confiança são tudo no sucesso de uma Loja Online.


9- Opções de segurança

Assegure-se de que a sua Loja Online é segura e que protege os dados dos seus clientes. Assim, há algumas ferramentas essenciais a ter em conta neste aspeto:


    - Certificado SSL: Estabelece uma ligação segura entre o utilizador e o site. Assim, na barra do link, o endereço deve começar por https e ter um cadeado. Há várias empresas que trabalham com certificados SSL, como por exemplo a GlobalSign, a Comodo SSL ou a Digicert.

   - Autenticação de dois fatores: uma boa forma de dar mais segurança aos seus clientes é, por exemplo, para além do login enviar-lhes uma mensagem com um código que eles têm que colocar no site para entrarem na sua área pessoal.

    - Firewall: Essencial para bloquear tráfico indesejado.

   - Link com a política de privacidade no fundo do site: a ideia é que explique a política de privacidade usada pela loja online e que assegure que os dados pessoais dos clientes não são partilhados com terceiros.


10- Opções de pagamento

Para além das tradicionais opções de pagamento como o cartão de crédito, introduzir outras como o PayPal ou a possibilidade de pagamento com referência multibanco, é importante para que não perca nenhum cliente. Lembre-se que precisa de usar um software de faturação uma vez que terá que emitir faturas por cada venda, de forma a cumprir as exigências legais determinadas pela Autoridade Tributária nesta matéria.


11- Informações de envio

Toda a informação sobre o envio e logística deve estar detalhada no site, desde os custos às empresas de transporte, de forma a que o cliente não tenha qualquer surpresa menos agradável na hora da compra. Envie um código que resulta da guia de transporte assim que a encomenda for completada, de forma ao seu cliente poder seguir a encomenda e saber onde se encontra.


12- Política de trocas e devoluções

Opte por um infográfico para que a política de trocas e devoluções seja clara e fácil. A última coisa que um cliente quer é ficar com um artigo que não lhe serve ou não gosta. Por isso, a marca tem que oferecer facilidade quer para trocar quer para devolver. Isto garantir-lhe-á a fidelidade dos clientes.


Assim, estes 12 recursos assumem uma importância crucial numa loja online pelo que há que tê-los em atenção.


Se já sabe tudo sobre como deve ser e funcionar uma Loja Online, então falta o passo seguinte: Como tornar o meu E-commerce conhecido?



Comentários (0)



Deixe o seu comentário